Um amigo da Itália me ensinou essa receita

Um amigo da Itália me ensinou essa receita: Você já experimentou um prato tão saboroso que parecia ter sido feito em um restaurante italiano tradicional? Pois foi exatamente isso que aconteceu comigo. Um grande amigo italiano compartilhou comigo essa receita que mistura o melhor da cozinha caseira com a elegância e o sabor típico da Itália. E o melhor: com ingredientes simples que encontramos facilmente em qualquer mercado brasileiro.

Ingredientes Um amigo da Itália me ensinou essa receita

Para o molho bolonhesa:

  • 500g de carne moída (bovina, suína ou mista)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 lata de molho de tomate (ou 400g de tomates pelados)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Orégano e manjericão (opcional, para dar um toque especial)

Para o espaguete:

  • 250g de espaguete
  • Água e sal para o cozimento

Para o molho branco (bechamel):

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 500ml de leite
  • Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
  • 100g de queijo muçarela ralado (ou mais, se preferir mais gratinado)

Modo de preparo Um amigo da Itália me ensinou essa receita

1. Prepare o molho bolonhesa:

Aqueça o azeite em uma panela grande. Refogue a cebola até murchar e, em seguida, adicione o alho. Quando começar a dourar, acrescente a carne moída. Mexa bem para que fique soltinha e doure por igual.

Depois que a carne estiver bem cozida, adicione o molho de tomate ou os tomates pelados triturados. Tempere com sal, pimenta-do-reino, orégano e manjericão. Deixe o molho apurar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Cozinhe o espaguete:

Enquanto o molho cozinha, leve ao fogo uma panela grande com bastante água e sal. Assim que levantar fervura, adicione o espaguete e cozinhe até ficar al dente (conforme o tempo indicado na embalagem). Escorra e reserve.

3. Prepare o molho branco:

Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem por cerca de 1 minuto, formando uma espécie de pasta dourada (o chamado roux).

Adicione o leite aos poucos, sempre mexendo com um fouet ou colher de pau para evitar empelotar. Quando a mistura estiver cremosa e engrossar, tempere com sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada. Desligue o fogo e misture metade do queijo ralado.

4. Monte a travessa:

Em um refratário grande, comece com uma camada de espaguete. Em seguida, coloque uma boa porção do molho bolonhesa. Adicione outra camada de espaguete e cubra com o molho branco. Finalize salpicando o restante da muçarela por cima. Com o forno preaquecido a 200°C, leve o refratário para assar por cerca de 15 a 20 minutos, ou até o queijo derreter e gratinar, formando aquela camada dourada e irresistível por cima.

Dúvidas comuns

Posso usar outro tipo de massa?
Sim! Embora o espaguete seja o mais tradicional nessa receita, você pode substituí-lo por penne, fusilli, talharim ou qualquer massa de sua preferência.

O molho branco pode ser feito com leite vegetal?
Sim, é possível. Mas o sabor e a textura podem mudar. Leites vegetais mais neutros, como o de aveia ou arroz, funcionam melhor do que os muito adocicados.

Dá para fazer sem carne moída?
Claro! Você pode fazer uma versão vegetariana com proteína de soja, cogumelos ou legumes picados refogados.

Conclusão

Essa receita que aprendi com um amigo italiano virou uma das minhas preferidas, não só pelo sabor incrível, mas também pela simplicidade e versatilidade. É um prato que impressiona e pode ser adaptado conforme o que você tem em casa, seja na escolha da carne, dos queijos ou até no tipo de massa.

Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Info Receitas

Deixe um comentário